O modelo de telessaúde assistencial TeleSAP (Secretaria da Administração Penitenciária), iniciativa que faz parte do programa Saúde Digital Paulista, por meio do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Saúde Digital (PDI Saúde Digital), busca ampliar o acesso à saúde para pessoas privadas de liberdade no Estado de São Paulo, levando o atendimento médico primário às Unidades de Execução Penal (UP). E esse objetivo tem sido alcançado com sucesso em 2025.
De janeiro a maio, houve a ampliação da operação de 26 para 68 unidades, ou mais do que o dobro, marcando uma etapa significativa na trajetória do modelo. Esse processo de escalonamento, que tem foco em efetividade e gestão inteligente, foi planejado e executado em fases, de forma a respeitar as especificidades de cada região.
A expansão começou em 2024, com 26 novas UPs implantadas em junho e julho, que mantiveram suas operações continuamente até dezembro. Em janeiro deste ano, foi iniciada a segunda fase desta ampliação, com 27 novas unidades no primeiro trimestre; 16 unidades implantadas especificamente em março; e nove adicionais em maio.
Maturidade operacional garante expansão eficiente
Para garantir o sucesso da operação, a equipe do PDI Saúde Digital acompanhou de forma próxima cada etapa da expansão.
Em abril, por exemplo, identificou-se que oito Centros de Ressocialização (CRs) registraram baixa ocupação de agenda – menos de 80% por quatro semanas consecutivas. Esse índice se deve ao fato de haver então baixa população prisional ali alocada em relação à oferta de teleatendimentos prevista.
Dessa forma, houve o desligamento técnico dessas unidades, feito de forma responsável e garantindo assim o uso eficiente dos recursos disponíveis.
Ainda, outras duas unidades tiveram suas atividades encerradas pela SAP, totalizando então dez unidades com interrupção do serviço. Com o objetivo de manter a cobertura prevista, dez novas UPs foram implantadas em maio.
Mais do que comprovar a capacidade de escalonamento e replicação do modelo, todo o processo mostra maturidade operacional, ao possibilitar mudanças de rumo e tomadas de novas decisões por meio de análises e com base em dados e evidências.
A ampliação do TeleSAP reafirma o compromisso da Secretaria de Estado da Saúde – São Paulo (SES-SP) de oferecer acesso de qualidade à saúde, também em ambientes de alta complexidade.
Acompanhe o blog do PDI Saúde Digital para atualizações.