Mapeamento vê respostas ao projeto crescerem em 160%

Duas equipes do Mapeamento das Iniciativas de Saúde Digital (SD) e de Requisitos Tecnológicos (RT) do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação visitaram os 17 Departamentos Regionais de Saúde (DRS) do Estado de São Paulo – 15 in loco e 2 online – em três semanas, de 17 de junho a 4 de julho de 2025, tendo percorrido juntas, para isso, mais de 6 mil km na região.

O modelo de Mapeamento tem como objetivo identificar e avaliar a disponibilidade e a prontidão dos estabelecimentos de saúde que são prestadores de serviços ao SUS, nas áreas de tecnologia, recursos humanos, capacitação, processos operacionais e características sociais. A partir desses diagnósticos, promovem-se políticas públicas direcionadas que viabilizem a transformação digital. Ele é parte do Programa Saúde Digital Paulista, realizado por meio do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Saúde Digital (PDI Saúde Digital) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), e pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP)

Iniciado em março de 2025, o projeto é desenvolvido por meio de uma pesquisa; as unidades de saúde do Estado recebem um questionário eletrônico com perguntas relacionadas a infraestrutura e necessidades tecnológicas e digitais. Além disso, são coletadas informações sobre a adoção de telessaúde, interoperabilidade de sistemas, segurança da informação, acessibilidade e maturidade digital dos serviços de saúde.

Os dados coletados são essenciais para direcionar políticas públicas mais eficazes e promover a inovação digital no setor. Todos ficam disponíveis no site Mapeamento da Saúde Digital

A efetividade das visitas foi grande, e se comprova no aumento expressivo dos índices do projeto:

  • Até a primeira quinzena de junho, a média de respostas aos chamados do modelo era de 1.500, para ambas as modalidades (SD e RT). Após as visitas, este número saltou para mais de 4.000, um aumento de mais de 160%;
  • A média de respostas diárias, que antes era de 17, passou para 124;
  • As Unidades Prisionais tiveram participação de praticamente 100% nos números gerais: das 182 unidades participantes, 178 responderam ao questionário de SD e 177 responderam ao questionário de RT.

Dentre os Departamentos, o de São João da Boa Vista foi o primeiro a atingir a meta geral de respondentes e a meta para cada tipologia de estabelecimento público de saúde participante do mapeamento:

  • Unidades Básicas de Saúde: 156 unidades (SD) | 155 unidades (RT)
  • Hospitais: 22 unidades (SD) | 22 unidades (RT)
  • Unidades de Pronto Atendimento/Pronto Socorros: 12 unidades (SD) | 12 unidades (RT)
  • Unidades Prisionais: 5 unidades (SD) | 5 unidades (RT)
  • Ambulatórios Médicos de Especialidades: 3 unidades (SD) | 3 unidades (RT)

Durante a visita ao Departamento de Barretos, a equipe teve a oportunidade de participar do Encontro Regional de Saúde Digital, que abordou o andamento de algumas ações. A equipe do PDI foi representada pela Dra. Michelle Louvaes Garcia e pelo Dr. Ivan Piazarolo Ho, da Saúde Digital da SES-SP.

Os dados do Mapeamento são continuamente atualizados em seu site, e o blog PDI Saúde Digital mantém atualizadas as notícias deste e de outros modelos; acompanhe!