Profissionais do Programa Saúde Digital passam por Capacitação Imersiva de Ventilação Mecânica

Profissionais que atuam no modelo TeleUTI do Programa Saúde Digital Paulista foram convidados a participar, em 23 e 30 de junho, do Curso de Capacitação Imersiva de Ventilação Mecânica, realizado presencialmente no Laboratório de Investigação Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). O Programa Saúde Digital Paulista é parte do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Saúde Digital (PDI Saúde Digital) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), e realizado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP)

O curso, com certificação de 8 horas,  ofereceu uma revisão desde os conceitos mais básicos até os aplicados na rotina, por meio de simulação em modelos animais e virtuais, e apresentou módulos ventilatórios básicos ; tabela PEEP-FIO2 ARDSNet; ajustes da ventilação mecânica, com base na mecânica pulmonar; e posição prona.

Os 19 alunos foram recebidos virtualmente pelo Prof. Carlos Carvalho, Diretor da Saúde Digital HCFMUSP. Ele lembrou que, em 2023, já existia a ideia de que essa capacitação fosse feita de forma online e gravada, por meio de vídeos e palestras; de forma online ao vivo, em que a cada uma ou duas semanas, durante um período, as partes se reunissem para discutir casos de interesse; e também in loco, com a equipe da Saúde Digital fazendo treinamentos no HCFMUSP, e também a equipe do hospital visitando a UTI do programa para a troca de experiência. Assim, ressaltou ser fundamental a participação de todos.

A equipe conduzida pelo professor Eduardo Leite fez uma apresentação de manhã e outra à tarde, de treinamento e de atualização de ventilação mecânica. “Essa capacitação já tem sido ofertada nos últimos anos para médicos, fisioterapeutas e outros profissionais da Saúde não só do nosso Estado, mas de outros países – colegas do exterior vêm fazer esse mesmo treinamento em nosso hospital”, reforçou o Prof. Carlos.

Dr. Eduardo Leite Vieira Costa, Pneumologista e Intensivista do Hospital das Clínicas, Livre Docente pela Faculdade de Medicina da USP e Diretor do Laboratório de Investigação Médica, conduziu as aulas. Ele classificou o curso como intermediário para a capacitação de médicos e fisioterapeutas com o objetivo de estabelecer os conceitos principais para o manejo dos pacientes sob ventilação mecânica: “Assim, buscamos garantir que os pacientes recebam os ajustes ventilatórios otimizados para cada condição clínica”, explicou. Disse ainda que o curso se foca em “recursos que toda UTI deveria ter: ajustes ventilatórios que qualquer ventilador mecânico pode fazer e monitorização que qualquer ventilador mecânico provê”. 

Dr. Eduardo enfatizou a importância do conteúdo, afirmando que “todo mundo que mexe com ventilação mecânica teria que ter acesso e teria que dominar esse conteúdo que oferecemos hoje”. Ele identifica uma lacuna muito importante no conhecimento de ventilação mecânica, não apenas no Brasil, mas no mundo todo, representando uma grande deficiência na área. “O curso busca preencher essa lacuna, garantir o mínimo de qualidade na atenção aos pacientes”, afirmou. 

O professor também mencionou a necessidade de formar agentes multiplicadores: “Não é possível dizer se os participantes daqui vão levar o conteúdo adiante, ou se vão replicá-lo, mas terão essa capacidade e o conhecimento em mãos que poderiam, sim, passar à frente”.

Por fim, lembrou que a proposta de formar agentes multiplicadores é inclusive um dos pilares da capacitação do PDI Saúde Digital e, em sua visão, a única solução dada à grande demanda e à impossibilidade de o curso contemplar todas as equipes necessárias.