O Programa Saúde Digital Paulista, por meio do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Saúde Digital (PDI Saúde Digital) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), e realizado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), conta com o braço estruturante de Capacitações, que tem por objetivo treinar os profissionais envolvidos na jornada do paciente no Sistema Único de Saúde (SUS).
Desenvolvidos para atender às diferentes necessidades de formação desses profissionais, os cursos são oferecidos em três modalidades:
- Aulas síncronas: ocorrem em tempo real, com a possibilidade de alunos e professores interagirem;
- Aulas assíncronas: o conteúdo fica gravado, professores e alunos não precisam estar conectados simultaneamente, e os alunos têm liberdade de escolher o melhor momento, local e ritmo para assistir, acessar ou ouvir o material;
- Formações presenciais (in loco): realizadas presencialmente, nas unidades de saúde.
Dessa forma, o programa busca dar apoio ao desenvolvimento contínuo e permanente de competências digitais em saúde, em consonância com os desafios da atenção e gestão em telessaúde no sistema público.
Dentre as ferramentas assíncronas, a Capacitação estreia agora os videocasts.
Formato aproxima formação à realidade do profissional
Os videocasts foram desenvolvidos como uma forma moderna e acessível de apresentar os conteúdos dos cursos; o participante pode assistir ao vídeo completo ou apenas ouvir o áudio, o que amplia as possibilidades de acesso.
A proposta da ferramenta é aproximar a formação à realidade do profissional, com linguagem leve, direta e conectada com os hábitos de consumo de conteúdo digital. As aulas valorizam a experiência prática e possibilitam reflexões que dialogam com a rotina dos serviços de saúde.
A decisão pela oferta dos videocasts se deu pelo fato deles facilitarem o acesso ao conhecimento em diferentes contextos; estimularem o interesse dos participantes com uma linguagem mais próxima; promoverem o aprendizado contínuo, de forma compatível com a rotina dos serviços de saúde; e ampliarem o alcance das ações formativas, favorecendo a equidade no acesso à capacitação.
Trata-se, portanto, de uma verdadeira inovação na forma de dialogar com os profissionais de saúde. O Programa Saúde Digital Paulista reforça seu compromisso de propiciar uma formação significativa, moderna e inclusiva ao integrar tecnologia, acessibilidade e uma linguagem próxima da rotina dos serviços – e valoriza, assim, o profissional na ponta do cuidado, que é quem constrói e fortalece o SUS.