O AME – Ambulatório Médico de Especialidades -, ao se tornar digital, oferece atendimento on-line aos pacientes. Assim, o AME+ Digital é uma solução de telemedicina que amplia e qualifica o acesso a atendimento médico especializado na saúde pública do Estado de São Paulo. Esta iniciativa reduz as filas e o tempo de espera, proporcionando tratamento oportuno, mitigando a evolução de quadros mais graves e sequelas.
Ele é parte do Programa Saúde Digital Paulista, por meio do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Saúde Digital (PDI Saúde Digital) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), e realizado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP).
Atualmente, há quatro AMEs físicos no Estado – em Botucatu, Dracena, Itapeva e Ourinhos – com 13 especialidades médicas atendidas, e a unidade de Ourinhos ganhou três novas salas estruturadas para teleatendimento. Além de aumentar a capacidade, a região passou a contar com mais especialidades atendidas. “Ao realizar atendimentos simultâneos, vamos proporcionar aos usuários do Sistema Único de Saúde mais acesso a especialistas com menor tempo de espera”, comemora Flávia R. Ambrozio de Carvalho, diretora técnica do AME Ourinhos.
Cleuza Leodorio tinha exames para fazer e foi encaminhada para Assis. “Na sequência, já me chamaram aqui em Ourinhos para fazer a consulta de retorno, foi bem rápido. Agora farei novos exames. Fico contente, porque preciso resolver logo, descobrir o que tenho ou não para tratar com agilidade e, se continuar assim, vai ser bom para todo mundo!”, elogia.
Daniela Souza e Rosa, coordenadora administrativa da unidade, diz que a experiência está sendo ótima: “Essa ampliação da gama de especialidades tem sido muito boa; os pacientes se sentem bem atendidos e estão adorando”.
O paciente Alexandre Candeu mora em um município com 60 mil habitantes, e explica que as consultas com especialistas lá são limitadas a 40 por dia; “então todo dia tem paciente ortopédico”. Ele passou por teleconsulta em Ourinhos e aprovou: “Às vezes, não tem tantos especialistas na região onde moramos; então, ao invés do médico vir até a cidade, ele pode nos atender por videoconferência. Minha consulta foi como se fosse presencial – ao vivo, ele fazendo as perguntas, gesticulando, pedindo para mostrar onde havia limitações, tudo o que um ortopedista conversa com a gente pessoalmente”.
Após conhecer o atendimento digital, até os pacientes mais reticentes aprovam a iniciativa: “No começo, briguei com meu filho, eu disse que não viria. Ele insistiu para eu vir. Eu achei que não tinha nada a ver ficar sentada conversando com uma tela, mas foi muito bom. O atendimento ocorreu como se a médica estivesse na sala comigo, gostei!”, conta Ângela Benedita de Oliveira.
Maria de Fátima de Oliveira Reis explica que, inicialmente, não entendeu como seria a consulta: “Fiquei sabendo que seria digital, mas pensei – como seria isso? Será que funciona? Cheguei na unidade e foi muito bom! É a mesma coisa: a consulta é digital, mas você tem a sensação de que é presencial. Os pacientes mais velhos têm um pouco de receio, mas depois que você passa por ela, vê como é simples, passa a gostar, pois fica muito mais prático”, afirma.
Nos próximos meses, a iniciativa será expandida para atender a ainda mais pessoas em todo o Estado de São Paulo. Acompanhe o blog do PDI Saúde Digital para atualizações.