O Programa Saúde Digital Paulista, por meio do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Saúde Digital (PDI Saúde Digital) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), e realizado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), pretende impulsionar a trilha de inovação do modelo TeleAVC (Acidente Vascular Cerebral) este ano: o objetivo é implantar o modelo em até 25 hospitais no segundo semestre. Há, ainda, o plano de começar as teleinterconsultas em setembro.
O TeleAVC é uma proposta de democratização do acesso rápido ao neurologista, ao dar suporte aos hospitais públicos do Estado de São Paulo. Trata-se de um aplicativo que realiza a interface para conectar especialistas em neurologia vascular do Centro Líder de Inovação em Saúde Digital do Estado de São Paulo às equipes multiprofissionais locais.
Dessa forma, a inovação e a tecnologia são utilizadas para ampliar a avaliação, diagnóstico e tratamento de pacientes com AVC, além de aperfeiçoar os protocolos das unidades de saúde.
A iniciativa é desenvolvida por meio de capacitação e teleatendimentos nos casos de suspeita de acidente vascular cerebral (AVC) em equipes de pronto-socorro. Prevê suporte especializado para o tratamento de pacientes com AVC agudo, com atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana, para trazer melhores desfechos aos pacientes.
Para o início das teleinterconsultas, as equipes dos prontos-socorros receberão capacitação completa sobre como utilizar o TeleAVC, incluindo treinamento prático para utilizar o aplicativo.
Até a implantação, há ainda o desafio de oferecer subsídio técnico para ampliar a taxa de trombólise endovenosa de 5% a 8% dos pacientes elegíveis nos hospitais públicos participantes. A equipe também busca desenvolver quatro protocolos clínicos elaborados por especialistas, com base nas melhores e mais recentes evidências científicas nacionais e internacionais, para subsidiar a prática assistencial de excelência na condução clínica do AVC agudo por profissionais dos PSs de hospitais públicos do Estado de São Paulo.
Projeto em Ribeirão Preto
O TeleAVC também contemplará o interior do estado. Especialistas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP-USP) farão a ponte com as demais instituições.
Depois de concluída a implementação inicial e validação, será construído um modelo escalável e sustentável, que poderá ser facilmente replicado e integrado a outras iniciativas de saúde digital.